Os economistas Fabio Giambiagi e Arlete Nese lançam nesta 6ª feira (20.fev.2026) o livro “Por que Estudar Economia? Conversas sobre a profissão” (AltaCult, 272 páginas).
O livro explora a utilidade de conceitos e técnicas da economia para a compreensão de fatos do dia a dia e de temas mais abrangentes da política e do desenvolvimento.
A ideia é servir de guia para jovens que avaliam formação profissional em economia. Também para quem tem outra profissão e busca ampliar o conhecimento.
O texto coloquial emula uma conversa. Há exemplos, analogias e frases de personagens históricos.
Apresenta-se com didatismo conceitos básicos como PIB (Produto Interno Bruto), inflação e demografia. Conta-se em 5 páginas a vida e as ideias do economista austríaco Joseph Schumpeter (1883-1950). Ele usava o termo “destruição criativa” em alusão à necessidade no capitalismo de inovar constantemente. Há também informações sobre outros autores referenciais.
O livro mostra a importância da matemática para entender as relações econômicas. Um dos exemplos é como os juros compostos aumentam a poupança ou a dívida. Outro é como calcular o aumento real do salário ou de um produto, descontando-se a inflação.
Há informações sobre a trajetória da China. Também uma análise do desenvolvimento do Brasil na 1ª metade do século 20. É algo que Giambiagi explorou no livro “A Vingança de Tocqueville”, de 2025.
Os autores participarão de uma sessão de autógrafos na 4ª feira (25.fev) às 18h30 na Livraria da Vila (Vila Madalena), em São Paulo.





