O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou em cima da hora sua participação em um evento organizado nesta 6ª feira (20.fev.2026) pelo governo do Brasil na Cúpula sobre o Impacto da IA, que é realizada em Nova Délhi, na Índia.
Segundo o Palácio do Planalto informou ao Poder360, o motivo do cancelamento foi um conflito de agenda. Lula concedeu uma entrevista à emissora TV India Today, que atrasou, impossibilitando o deslocamento do presidente até a cúpula.
A entrevista vai ao ar nesta 6ª feira (20.fev), às 19h, no horário local (10h30 em Brasília).
Lula faria o discurso principal da mesa de discussões intitulada “IA para o Bem de Todos: Perspectivas Brasileiras sobre o Futuro da IA”.
Participaram do evento os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Alexandre Padilha (Saúde), Frederico de Siqueira Filho (Comunicações), Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Camilo Santana (Educação).
O presidente brasileiro participa da Cúpula sobre o Impacto da IA, na Índia, que reúne mais de 20 líderes mundiais. Na 5ª feira (19.fev), Lula se encontrou com o CEO do Google, Sundar Pichai, e afirmou que a gigante de tecnologia “reafirmou o compromisso de aprofundar a parceria com o governo brasileiro e ampliar as ações com o setor privado do país”.
O petista também discursou na 5ª feira (19.fev). Em sua fala, destacou o que considera aspectos negativos do desenvolvimento da IA. Para Lula, o cenário atual abre espaço para uma série de “práticas extremamente nefastas” da tecnologia como o discurso de ódio, feminicídio e pornografia.





