O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o primeiro-ministro da Croácia, Andrej Plenković, reuniram-se nesta 5ª feira (19.fev.2026) à margem da IA Impact Summit (Cúpula sobre o Impacto da Inteligência Artificial), em Nova Délhi.
Segundo o Palácio do Planalto, os 2 líderes destacaram a importância do acordo Mercosul-UE e manifestaram expectativa de que o tratado entre em vigor o quanto antes. Ambos concordaram com o peso estratégico do acordo diante do avanço do protecionismo e do unilateralismo comercial no mundo.
O encontro contrasta com a posição da França: o presidente Emmanuel Macron (Renascimento, centro), que se encontrou com Lula também nesta 5ª feira, classificou o mesmo texto como “um mau negócio” e votou contra o acordo no Conselho Europeu em janeiro. A Croácia, ao apoiar o tratado, reforça o campo favorável à sua ratificação dentro do bloco europeu.
Lula e Plenković também conversaram sobre paz e segurança internacional. O presidente brasileiro lamentou os elevados gastos globais com armamentos e defendeu o fortalecimento do multilateralismo e das Nações Unidas como caminho para a resolução de conflitos.
Na 4ª feira (18.fev), Lula chegou a Nova Délhi a convite do primeiro-ministro indiano Narendra Modi. Nesta 5ª feira (19.fev), discursou na plenária de alto nível da IA Impact Summit, realizou bilaterais com o presidente francês Emmanuel Macron (Renascimento, centro) e com o primeiro-ministro da Croácia, Andrej Plenković, e ainda conversou com o CEO do Google, Sundar Pichai, e com o presidente da Croácia, Zoran Milanović.
Na 6ª feira (20.fev), o Brasil promove o evento paralelo “IA para o Bem de Todos” e Lula participa do Fórum Brasil-Índia 2026, que reúne cerca de 600 empresários dos 2 países, com apresentação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). Na mesma ocasião, a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) inaugura seu primeiro escritório em Nova Délhi.





