• Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

Medalhas dos Jogos de Inverno quebram durante celebrações de atletas

Premiações de ouro, prata e bronze se danificaram; diretor de operações confirma investigação sobre possível falha no cordão.

Diversos medalhistas dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026 relataram danos em suas medalhas durante celebrações depois das cerimônias de premiação. Os organizadores iniciaram uma investigação na 2ª feira (9.fev.2026) para identificar a causa dos problemas, que afetaram premiações de ouro, prata e bronze em diferentes modalidades esportivas.

Segundo informações da Reuters, Andrea Francisi, diretor de operações de jogos do Milano Cortina, confirmou que a organização está buscando soluções. “Estamos plenamente cientes da situação e vocês já viram as fotos”, afirmou Francisi. “Estamos investigando qual é exatamente o problema.”

O diretor assegurou atenção especial ao caso. “Daremos a máxima atenção às medalhas… para que tudo seja perfeito, pois esta é uma das coisas mais importantes para os atletas”, afirmou.

Entre os atletas afetados está a norte-americana Breezy Johnson, campeã da descida feminina no esqui alpino. “É pesada, está quebrada”, disse Johnson aos repórteres, mostrando a medalha danificada em uma das mãos enquanto a fita solta pendia de seu pescoço. “Eu estava pulando de alegria, e então ela simplesmente caiu.”

O biatleta alemão Justus Strelow também teve problemas quando sua medalha de bronze quebrou ao cair durante as comemorações na sede da delegação. A esquiadora sueca Ebba Andersson, medalhista de prata no skiathlon feminino, passou por situação similar. “A medalha caiu na neve e quebrou em duas”, relatou. “Agora espero que os organizadores tenham um ‘Plano B’ para medalhas quebradas.”

A patinadora artística norte-americana Alysa Liu, que conquistou ouro na competição por equipes no domingo (8.fev.2026), também enfrentou problemas. Ela publicou no Instagram que a fita se soltou de sua medalha. 

Ainda segundo a Reuters, um fonte próxima à situação indicou que o problema pode estar relacionado ao cordão das medalhas, que tem um mecanismo de segurança projetado para romper-se automaticamente quando puxado com força. Este sistema é exigido por lei para evitar estrangulamentos acidentais.

As medalhas de ouro e prata dos Jogos de Milão-Cortina têm peso idêntico de aproximadamente 500 gramas, com as de ouro contendo 6 gramas do metal precioso. As medalhas de bronze são um pouco mais leves, pesando 420 gramas.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: