Mudanças climáticas lideram lista de preocupações no campo paranaense
Pesquisa ABMRA 2025 revela: 91% dos produtores do Paraná temem impactos climáticos. Conheça os principais desafios com custos, pragas e o novo perfil do agro no PR.
Levantamento apresentado no Show Rural Coopavel indica que 91% temem impactos climáticos e 40% citam pragas e despesas como entraves à rentabilidade. Os produtores rurais do Paraná iniciam 2025 sob forte atenção aos impactos climáticos e à sustentabilidade econômica do negócio. Dados da 9ª Pesquisa ABMRA Hábitos do Produtor Rural, com recorte exclusivo de 2025, apresentados durante o Fórum ABMRA de Comunicação, realizado no Show Rural Coopavel, nesta quarta-feira, 11, mostram que 91% dos agricultores do estado acreditam que as mudanças no clima causarão algum tipo de impacto em suas propriedades nos próximos anos. A radiografia é maior do que a média nacional, que chega a 86% de preocupação pelos produtores rurais. O levantamento também revela quais são os desafios do produtor paranaense, colocando o clima como o principal, citado por 67% dos entrevistados. Na sequência estão pragas e doenças e custos de produção com 40% em ambos os cenários.
Para o presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA), Ricardo Nicodemos, o retrato apresentado pela pesquisa é estratégico para o mercado. “Esses dados são fundamentais para que as empresas deixem de falar com um produtor genérico e passem a se comunicar com o produtor real de 2025, o qual é mais qualificado, mais pressionado pelo clima e pelos custos e muito mais atento à comercialização. Quando entendemos exatamente quais são suas prioridades e desafios, conseguimos construir estratégias de comunicação mais assertivas, com mensagens relevantes, escolha adequada de canais e abordagens que realmente dialoguem com a tomada de decisão no campo”, afirma. window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});O perfil do produtor rural no estado apresenta uma característica de maturidade de idade com média de 47 anos. Em termos de escolaridade, 35% concluíram o ensino médio e 10% possuem ensino superior completo. A tradição familiar permanece como principal motivador para atuar no agro, mencionada por 53% dos entrevistados, enquanto 46% destacam o conhecimento adquirido no setor. Fonte: Assessoria ABMRA VEJA MAIS:
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Por: Redação
Artigos Relacionados:
Deputado do PT se retrata após montagem de Bolsonaro com Vorcaro
há 1 hora
Brasil projeta safra recorde de 7 mil toneladas de noz-pecã para 2026
há 1 hora
Alerta máximo no Brasil: temporais e calor extremo elevam risco; previsão indica chuva forte
há 1 hora
ABCS amplia articulação política em defesa da suinocultura
há 2 horas
Saiba quem são os suspeitos de vazar dados sigilosos do STF
há 2 horas
Leite brasileiro surpreende o mundo ao emitir menos da metade dos gases de efeito estufa
há 2 horas
Lula vai à Índia para ampliar comércio e cooperação bilateral
há 2 horas
Indústria do tabaco deve contratar 9,1 mil safreiros em Santa Cruz do Sul
há 4 horas
Novo modelo de crédito rural tem juros a partir de 3% ao ano; veja como contratar
há 4 horas
Investigação mostra "acesso ilegal" a dados de ministros, diz STF
há 4 horas
Calor e tempo seco pressionam lavouras no Centro-Oeste e Sudeste, enquanto chuvas ganham força no Norte
há 4 horas
Moraes manda quebrar sigilo de suspeitos de vazar dados de ministros
há 4 horas
Crédito Rural: bancos devem respeitar juros de 12%?
há 5 horas
Governo abre 700 bolsas para jovens da pesca artesanal em todo o Brasil
há 6 horas
Nova espécie de perereca é identificada em Minas Gerais
há 6 horas
Fiscalização apreende motoniveladora de R$ 220 mil em operação contra irregularidades