• Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

Premier League apresenta plano para ampliar receitas comerciais

Proposta inclui centralização de 60% das vendas de publicidade ao redor do campo e aumento de parceiros comerciais. Leia no Poder360

A Premier League apresentou na 6ª feira (13.fev.2026) aos clubes da 1ª divisão um plano de reformulação comercial que pode arrecadar 750 milhões de libras por ano. As informações foram divulgadas pela Sky News.

A proposta foi revelada para 20 times que integram a liga durante uma reunião de acionistas na Inglaterra. Inclui a centralização de 60% das vendas de publicidade ao redor do campo e o aumento do número de parceiros comerciais de alto nível de 7 para 10.

O modelo proposto pelos executivos se assemelha à estrutura utilizada por várias ligas esportivas de elite dos Estados Unidos. A Sky News apurou que a apresentação foi feita em caráter exploratório e sem planos concretos de implementação imediata.

A possibilidade de um aumento tão expressivo na receita demonstra o forte apelo comercial do futebol masculino da 1ª divisão inglesa.

Entre os clubes afetados pela proposta estão os atuais líderes da competição: Arsenal, Burnley e Liverpool. Todos os 20 times da principal divisão participaram da reunião em que o tema foi discutido.

Um executivo de um clube presente no encontro expressou preocupação de que um aumento no número de parceiros da Premier League poderia causar conflitos com acordos comerciais individuais dos clubes.

O grupo de parceiros comerciais de 1º nível da liga inclui Barclays, Microsoft, EA e Guinness, além de acordos de licenciamento com empresas como Topps, Football Manager e Sorare.

A reunião também contou com a participação de David Kogan e Richard Monks, presidente e diretor executivo do IRF (Regulador Independente de Futebol), respectivamente. Eles apresentaram planos para a elaboração do 1º relatório “Estado do Jogo” nos próximos meses.

A liga deverá avaliar as reações dos clubes à proposta antes de decidir se avançará com as mudanças em sua estratégia comercial.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: