• Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

Zuckerberg depõe sobre efeitos do Instagram na saúde mental de jovens

CEO da Meta enfrenta 1º interrogatório judicial nos EUA por possíveis danos da rede social a menores.

O fundador do Facebook e atual CEO da Meta, Mark Zuckerberg, prestará depoimento em um tribunal de Los Angeles, na Califórnia, nesta 4ª feira (18.fev.2026). O executivo será questionado sobre os efeitos do Instagram na saúde mental de jovens usuários, no 1º interrogatório judicial que enfrenta nos EUA sobre o tema. As informações são da agência Reuters.

O julgamento pode obrigar a Meta a pagar indenizações, caso seja considerada culpada. A decisão também pode afetar a estratégia de defesa jurídica adotada por grandes empresas de tecnologia diante de acusações de danos aos usuários.

A ação judicial foi movida por uma mulher californiana que começou a utilizar o Instagram e o YouTube, do Google, durante sua infância. Ela argumenta que as empresas buscaram obter lucros atraindo crianças para suas plataformas, mesmo tendo conhecimento dos possíveis danos à saúde mental dos jovens. A autora do processo afirma que os aplicativos contribuíram para sua depressão e ideações suicidas.

A Meta e o Google negaram as acusações e destacaram seus esforços para adicionar recursos de segurança aos usuários. A Meta menciona uma conclusão da Academia Nacional de Ciências dos EUA que indica que as pesquisas não comprovam que as redes sociais modificam a saúde mental dos jovens.

Durante o interrogatório, Zuckerberg será questionado sobre estudos internos da Meta que analisaram efeitos do Instagram em usuários mais jovens. Conforme noticiado pela Reuters em outubro de 2025, pesquisadores da companhia descobriram que adolescentes que relatavam sentimentos negativos sobre seus corpos ao usar o Instagram eram expostos a significativamente mais “conteúdo adjacente a transtornos alimentares”.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: