• Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

Brasil brilha no Cacao of Excellence 2026: três ouros reforçam posição global do cacau nacional

Na principal competição internacional de cacau do mundo, produtores paraenses e baianos conquistam medalhas de ouro e colocam o Brasil no topo da qualidade global do chocolate.

Na principal competição internacional de cacau do mundo, produtores paraenses e baianos conquistam medalhas de ouro e colocam o Brasil no topo da qualidade global do chocolate. O Brasil voltou a brilhar no cenário internacional do cacau ao conquistar três medalhas de ouro na edição de 2026 do Cacao of Excellence Awards, principal premiação global que destaca a qualidade e excelência das amêndoas de cacau produzidas em todo o planeta. A cerimônia aconteceu no dia 20 de fevereiro, em Amsterdã, na Holanda, reunindo especialistas, produtores e compradores de mais de 50 países. Dos produtores brasileiros participantes, Gilmar Batista de Souza, de Uruará (PA), e Leomar Silva Vieira, de Medicilândia (PA), se destacaram ao receber o ouro na categoria principal — colocando o cacau do Pará entre os melhores do mundo pela qualidade sensorial, aroma e sustentabilidade da produção.
  • Clique aqui para seguir o canal do CompreRural no Whatsapp
  • Quando a chuva traz a tristeza (parasitária)
    Além dos paraenses, o Brasil foi representado também pela Agrícola Cantagalo, de Itacaré (BA), cuja amêndoa resultou em mais uma medalha de ouro, reafirmando o papel da Bahia, tradicional região cacaueira do país, no cenário global. window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});
    Foto: Divulgação
    A participação brasileira no Cacao of Excellence foi garantida após o Concurso Nacional de Cacau Especial — etapa classificatória que seleciona, anualmente, as amostras nacionais mais promissoras para competir internacionalmente. Pelo terceiro ano consecutivo, produtores brasileiros figuraram entre as listas dos 50 melhores cacaus do mundo, com reconhecimento por qualidade, complexidade de sabores e práticas sustentáveis. Especialistas afirmam que o destaque no prêmio global não apenas reforça a posição do país como um produtor de cacau fino e diferenciado, mas também abre portas para novas oportunidades de mercado, parcerias comerciais e maior valorização no setor chocolateiro internacional — apesar de desafios como as flutuações nos preços globais da commodity. VEJA TAMBÉM:
  • ANC supera 100 mil registros em 2025 e avança 65% em um ano
  • Federarroz coloca departamento jurídico em regime de plantão para orientar produtores
  • Balança comercial tem superávit de US$ 1,501 bilhão na 2ª semana de fevereiro
  • ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
    Por: Redação

    Artigos Relacionados: