O diretor-executivo da FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar), Bruno Sobral, falou na 6ª feira (20.fev.2026) à 2ª turma do Programa de Trainees em Jornalismo do Poder360. O curso é realizado na sede do jornal digital, em Brasília, e tem a FenaSaúde como uma das patrocinadoras.
Durante a conversa, o diretor explicou o funcionamento e relevância econômica da saúde suplementar. O setor atende 53 milhões de brasileiros e resulta em 4,3 milhões de empregos. A receita é de cerca de R$ 300 bilhões, dos quais 80% são repassados para prestadores.
Sobral citou fraudes, judicialização e desenvolvimento constante de tecnologias como desafios. A FenaSaúde defende um prontuário eletrônico, que evita repetição de exames, e a mudança no modelo de pagamento por procedimento.
Segundo o diretor-executivo, a cobertura jornalística deve ser ampla e indicar a saúde suplementar como alívio para o sistema público para aumentar o investimento per capita disponível.
Veja algumas imagens do encontro de Sobral com os trainees do Poder360:



A 2ª turma do Programa de Trainees em Jornalismo do Poder360 teve início em 12 de janeiro, em Brasília. O objetivo do curso é formar novos talentos e cultivar a prática do bom jornalismo profissional. A ênfase será no estilo único e sintético, no uso de infográficos e na imparcialidade que fazem deste jornal digital o líder absoluto na cobertura de assuntos do Poder.
Quinze profissionais foram selecionados para participar do programa, que tem duração de pouco mais de 3 meses –de janeiro a abril de 2026. Além do curso, eles acompanharão a rotina de trabalho diária de jornalistas da Redação do Poder360, com quem aprenderão na prática a fazer bom jornalismo na capital do país. As aulas são coordenadas por Vivaldo de Sousa, que atuou em vários veículos de mídia, inclusive como coordenador de economia do jornal Folha de S.Paulo. Atualmente é consultor e professor de jornalismo.
O programa se concentra na cobertura de assuntos de interesse público e relevância jornalística. Além de colocar os trainees em contato com os conceitos básicos sobre os Três Poderes, no curso são abordados temas relevantes como economia, agronegócio, energia, infraestrutura e saúde. O programa inclui palestras, sessões de treinamento, visitas a empresas e órgãos oficiais, viagens e a participação na rotina da Redação do Poder360.
O programa de trainees de 2026 tem o apoio institucional e o patrocínio da XP Inc. e FenaSaúde.





