Piero Cipollone, integrante do conselho executivo do BCE (Banco Central Europeu), afirmou que o euro digital será projetado para proteger os sistemas de cartões europeus e manter os bancos enquanto centrais para o sistema de pagamentos da região. A declaração foi feita nesta 4ª feira (18.fev.2026) à associação bancária italiana ABI (Associação Bancária Italiana), conforme a Reuters.
O projeto do euro digital, uma moeda gerenciada diretamente pelo BCE por meio de contas no banco central, gerou preocupações entre instituições financeiras sobre a possibilidade de perderem seu papel no processamento de pagamentos.
Cipollone afirmou que as mudanças no setor representam um risco para os bancos independentemente da moeda digital, e que o novo sistema os ajudaria. Segundo ele, o euro digital significa “preservar a posição central dos bancos nos pagamentos”.
O BCE também pretende proteger os sistemas nacionais de pagamento europeus, permitindo a emissão de cartões que funcionem em toda a zona do euro por meio da infraestrutura do euro digital.
“O euro digital favorecerá efetivamente os sistemas de pagamento domésticos”, afirmou Cipollone. Segundo o BCE, o lançamento de um projeto-piloto do euro digital é esperado para 2027.





