• Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

Prefeito de Cuiabá, primeira-dama e secretário lamentam a morte do artista Masanobu Kazurayama

Prefeito de Cuiabá, primeira-dama e secretário lamentam a morte do artista Masanobu Kazurayama

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, a primeira-dama e vereadora Samantha Iris, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura, Fernando Medeiros, manifestam profundo pesar pelo falecimento do artista plástico Masanobu Kazurayama, aos 86 anos.

Reconhecido nacional e internacionalmente, Kazurayama deixa um legado inestimável para a cultura cuiabana e mato-grossense. Mestre do curso de pintura do Museu de Arte e de Cultura Popular da Universidade Federal de Mato Grosso, formou diversas turmas e inspirou gerações de artistas com sua técnica refinada e dedicação ao ensino da arte oriental.

Sobrevivente da bomba atômica de Nagasaki, chegou ao Brasil em 1961 e construiu uma trajetória marcada pela superação, pelo trabalho e pelo amor à arte. Em Cuiabá, tornou-se presença constante no Museu do Morro da Caixa d’Água Velha, onde realizava exposições anuais que encantavam o público com pinturas retratando paisagens do Japão, do Canadá e do Pantanal mato-grossense, além de valorizar e dar visibilidade às obras de seus alunos.

Neste momento de dor, a gestão municipal se solidariza com familiares, amigos, alunos e admiradores, reconhecendo a importância de sua trajetória para a história cultural de Cuiabá. Seu talento, sensibilidade e compromisso com a arte permanecerão vivos na memória da cidade e nas obras que eternizou.

O velório será realizado na Capela Santa Rita, localizada na Rua Miranda Reis, nº 567, bairro Poção, em Cuiabá, nesta terça-feira, das 13h às 20h. Às 19h, familiares e amigos farão uma mensagem de despedida e as últimas homenagens ao artista.
 

Por: Redação

Artigos Relacionados: