• Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

Rússia e Irã fazem exercício naval conjunto no Golfo de Omã

Após mídia noticiar risco de incursão dos EUA, corveta russa e embarcações iranianas executaram manobras militares.

A corveta da Rússia “Stoiky” e embarcações da Marinha do Irã fizeram manobras militares conjuntas no Golfo de Omã durante o exercício naval “Passex”, nesta 4ª feira (18.nov.2026). A movimentação se deu após o jornal digital Axios afirmar que os Estados Unidos intensificaram a mobilização de forças para o Oriente Médio enquanto negociações sobre o programa nuclear iraniano não avançam.

De acordo com informações do Ministério da Defesa da Rússia, “as equipes navais russa e iraniana sincronizaram suas ações para garantir a segurança da navegação civil”. O órgão disse ainda que sua tripulação reabasteceu suprimentos de combustível, água e alimentos no porto de Bandar Abbas –localizado no extremo sul do Irã.

O comando das operações durante o exercício foi alternada entre russos e iranianos. Ambas as marinhas realizaram manobras durante a prática.

A mobilização de Teerã e Moscou se dá após representantes norte-americanos e iranianos se reuniram na 3ª feira (17.fev.2026) para discutir a questão nuclear iraniana em Genebra, mas sem resultados concretos.

A possível campanha militar seria significativamente mais abrangente que a intervenção norte-americana na Venezuela realizada em janeiro de 2026. Washington estabeleceu prazo de duas semanas para que o Irã apresente uma proposta detalhada sobre seu programa nuclear.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: