O vídeo publicado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) na 2ª feira (16.fev.2026) com críticas ao desfile em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), feito pela Acadêmicos de Niterói, já soma mais de 10,5 milhões visualizações em seus perfis nas redes sociais.
No momento de publicação desta reportagem, o vídeo tinha 9,1 milhões de visualizações no Instagram, 870 mil no Facebook e mais de 600 mil no X (ex-Twitter).
Segundo Tarcísio, o desfile de domingo (15.fev) levanta questionamentos sobre isonomia na aplicação da legislação eleitoral. A escola estreou no Grupo Especial no domingo (15.fev) com o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. O desfile contou com referências a campanhas do PT (Partido dos Trabalhadores), incluindo trecho de jingle do partido no samba-enredo. Lula acompanhou a apresentação do camarote da prefeitura do Rio.
“Aos amigos, tudo; aos inimigos, a lei”, disse o governador de São Paulo. A declaração de que as leis foram aplicadas aos “inimigos” de Lula, porém, contraria o discurso de perseguição do Judiciário propagado pelos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em 2023, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) tornou Bolsonaro inelegível por 8 anos, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação em 2022. Segundo Tarcísio, é preciso discutir se há pesos diferentes na interpretação das normas eleitorais.
“Nas eleições de 2022, o Brasil viu uma postura muito dura em relação ao Bolsonaro. Pois bem, se o desfile de ontem não foi propaganda antecipada, o que será então? Por que não haverá o mesmo rigor agora? E não havendo, quanto elástica serão as interpretações a partir desse momento?”, disse.
Assista ao vídeo (3min38s):
Tarcísio também disse que o Estado brasileiro estaria capturado pelo PT e que o desfile da Acadêmicos de Niterói deixou de retratar alguns assuntos relacionados a Lula, citando como exemplo o deficit dos Correios e exibindo imagens produzidas com IA (Inteligência Artificial).
“O Estado sob o PT está capturado. Cuida das pessoas e não constrói as bases para o desenvolvimento consistente. Aliás, todos sentimos falta do desfile de algumas alas. Por exemplo, a ala dos Correios falidos e o Lula não”, afirmou.





