O Festival da Primavera, nome tradicional do Ano Novo Chinês, inicia as celebrações às 13h (horário de Brasília) desta 2ª feira (16.fev.2026). O horário equivale à meia-noite na China. Com festividades que duram 15 dias, o ciclo de 12 meses do calendário lunar marcam o ano do Cavalo de Fogo.
A festa é feriado em toda a China e também nas ilhas de Hainan e Taiwan e nas regiões especiais Hong Kong e Macau, além de outros países do sudeste asiático, como Tailândia, Filipinas, Cingapura, Malásia e Indonésia.
No sábado (14.fev), o presidente Xi Jinping (Partido Comunista Chinês) transmitiu os cumprimentos pelo Ano Novo Chinês durante recepção no Grande Salão do Povo, que reuniu mais de 2.000 pessoas. O líder fez um paralelo do simbolismo tradicional com a situação política do país.
“A China enfrentou dificuldades de frente e fez novos progressos diante de um ambiente complexo e volátil em casa e no exterior, elevando a força econômica da China, as capacidades científicas e tecnológicas, as capacidades de defesa nacional e a força nacional composta a novos patamares”, declarou.
Para os chineses, o ciclo do cavalo significa rapidez, perseverança e superação. Neste século, os últimos anos que representam este animal foram 2014 e 2002. O próximo será em 2038.
Diferentemente do calendário gregoriano seguido no Ocidente, o Ano Novo Chinês segue o calendário lunar, resultando em datas que podem mudar conforme o ano. A variação se dá porque o sistema lunar chinês possui ciclos distintos, regidos por 12 animais do zodíaco.
Os preparativos incluem a limpeza completa das casas para afastar o azar e a decoração com ornamentos vermelhos, cor que simboliza sorte e prosperidade na cultura chinesa. O caractere Fú (福), representando felicidade, bênção e fortuna, é tradicionalmente colado em portas e janelas das residências.
Entre as tradições estão as reuniões familiares, a queima de fogos de artifício e a dança do leão, que representa força e prosperidade. O ciclo festivo se encerra no 15º dia com o Festival das Lanternas, que inclui apresentações culturais, feiras, enigmas tradicionais e as danças do dragão e do leão.





