O empresário Bill Gates, cofundador da Microsoft, desistiu de participar como palestrante principal da Cúpula de Impacto da IA (inteligência artificial) em Nova Delhi, na Índia. O evento é realizado nesta 5ª feira (19.fev.2026). A decisão do bilionário de 70 anos ocorre após a divulgação de documentos do caso Jeffrey Epstein, criminoso sexual morto em 2019.
A Fundação Gates divulgou comunicado na manhã desta 5ª feira (19.fev) explicando a decisão. “Após cuidadosa consideração e para garantir que a atenção permaneça nas principais prioridades da cúpula de IA, Gates não fará seu discurso principal”, informou a organização.
O anúncio ocorreu menos de 48 horas depois de a fundação ter garantido a presença do empresário. “Bill Gates participará da AI Impact Summit. Ele fará seu discurso principal conforme programado”, havia declarado a instituição na 3ª feira (17.fev).
Segundo o jornal britânico The Guardian, Gates viajou para a Índia no início da semana. A fundação que leva seu nome desenvolve projetos em parceria com o governo indiano na aplicação de IA voltada ao bem-estar social.
O empresário estava confirmado para discursar após a fala do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi (BJP – Partido Bharatiya Janata, direita). O evento reúne participantes como o presidente francês Emmanuel Macron (Renascimento, centro) e Mukesh Ambani, o homem mais rico da Índia.
A fundação não detalhou os motivos que resultaram na desistência de Gates. A divulgação mais recente de documentos relacionados a Epstein, no final de janeiro de 2026, intensificou a controvérsia envolvendo os vínculos do empresário com o financista.
Gates declarou que “se arrepende” de ter conhecido Epstein. A mais recente divulgação dos arquivos trouxe alegações de que o empresário teria ocultado uma doença sexualmente transmissível de sua então mulher após contato com “garotas russas”.
Gates classificou a informação, que apareceu em um rascunho de e-mail escrito por Epstein, como “falsa”. O empresário pediu desculpas pelas interações com seu ex-associado. No início deste mês, Gates comentou o assunto ao veículo de notícias australiano 9News. “Eu me arrependo de cada minuto que passei com ele”, afirmou.
Epstein morreu por suicídio em agosto de 2019 no Centro Correcional Metropolitano de Nova York. Ele aguardava julgamento por acusações de tráfico sexual.
Melinda French Gates, que foi casada com Gates até 2021, afirmou que a recente divulgação dos arquivos de Epstein trouxe de volta “memórias muito, muito dolorosas de meu casamento”.
Em declarações à NPR, ela afirmou: “Quaisquer que sejam as perguntas que ainda existam, elas são para essas pessoas e até para o meu ex-marido. Eles é que precisam responder a essas questões, não eu”.
A Fundação Gates informou nesta 5ª feira (19.fev) que “permanece totalmente comprometida com nosso trabalho na Índia para promover nossos objetivos comuns de saúde e desenvolvimento”. A organização será representada por Ankur Vora, presidente de seus escritórios na África e Índia, na cúpula.
A Cúpula de IA em Nova Delhi deve receber Sam Altman, CEO da OpenAI; Sundar Pichai, CEO do Google, e Sriram Krishnan, conselheiro de IA da Casa Branca.





