Ministro Fávaro e governador Helder Barbalho dialogam sobre pautas estratégicas para agro paraense
Encontro também contou com lideranças do setor. Entre os temas tratados, estiveram medidas de apoio à cadeia produtiva do cacau, a ampliação de mercados para a indústria de carne bovina e valorização do óleo de palma.
Encontro também contou com lideranças do setor. Entre os temas tratados, estiveram medidas de apoio à cadeia produtiva do cacau, a ampliação de mercados para a indústria de carne bovina e valorização do óleo de palma. Oministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniu-se, nesta quarta-feira (11), com o governador do Pará, Helder Barbalho, e representantes das cadeias produtivas do cacau, da pecuária e do óleo de palma para debater pautas estratégicas para o estado. Os encontros ocorreram na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Brasília (DF). Entre os temas tratados, estiveram medidas de apoio à cadeia produtiva do cacau, a ampliação de mercados para a indústria de carnes bovina paraense e a revisão das taxas de importação relacionadas ao setor de palma.
Estudo quantifica déficit de carbono associado a mudanças de uso da terra no BrasilCacau O ministro Fávaro e o governador Helder Barbalho se reuniram com representantes de associações cacaueiras para discutir a atual situação de importação de cacau provenientes da Costa do Marfim e sobre a Instrução Normativa 125/2021. window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Na ocasião, o ministro Fávaro destacou a importância do arranjo produtivo do setor e que o governo federal está atento aos pedidos dos produtores cacaueiros. “Temos consciência de que a cadeia do cacau envolve milhares de famílias e possui um forte impacto social. Nosso objetivo é encontrar soluções que retomem a viabilidade econômica da cultura, com equilíbrio de mercado e proteção aos produtores”, disse. O ministro ainda evidenciou que, uma comitiva do Mapa está encerrando uma missão no país africano nesta semana, para verificar as conformidades sanitárias das plantações de cacau. O ministro ainda evidenciou que, uma comitiva do Mapa está encerrando uma missão no país africano nesta semana, para verificar as conformidades sanitárias das plantações de cacau. Foto: Percio Campos/Mapa“Não vamos precarizar a questão sanitária em hipótese alguma. O Brasil construiu uma reputação internacional como fornecedor seguro e competitivo, e qualquer decisão sobre importações será tomada com responsabilidade, protegendo a produção nacional e as famílias que dependem da cadeia do cacau”, salientou Fávaro. O governador do Pará ressaltou a importância de apoiar os produtores. “Vivemos um momento de excesso de oferta e queda de preços. Precisamos equilibrar a balança comercial e proteger o produtor do Pará, garantindo que o cacau continue sendo um grande motor econômico, social e ambiental para o estado e para o Brasil”, evidenciou. Carne bovina Para tratar sobre oportunidades e ampliação de novos mercados para a cadeia produtiva de carnes do Pará, o ministro Carlos Fávaro e o governador Helder Barbalho também se reuniram com representantes de indústrias do estado.
Fávaro evidenciou que a missão de abrir novos mercados para a agropecuária brasileira foi dada pelo presidente Lula no início da gestão em 2023 e que o Mapa está trabalhando para novas oportunidades para o setor. “O trabalho realizado nos últimos anos para abrir novos mercados e habilitar plantas industriais tem gerado resultados concretos. O Pará é um exemplo de estado que pode ampliar sua presença no comércio internacional de carnes”, disse. O governador Helder Barbalho ressaltou que a abertura de mercados internacionais também contribui para estimular práticas sustentáveis na produção. “Quanto mais habilitações internacionais tivermos, mais o produtor vai direcionar sua produção para mercados que pagam melhor. Isso estimula boas práticas e constrói uma política de sustentabilidade baseada em rentabilidade”, afirmou. O Pará ocupa o segundo lugar no ranking de rebanho bovino do país e está presente em 143 mil propriedades dos 144 municípios, com mais de 23,4 milhões com uma área de pastagens de 19,3 milhões, com mais de 1,8 milhão de toneladas, sendo 304 mil para o consumo interno e 222 mil para exportação em 2025. Óleo de palma Foto: Percio Campos/MapaEncerrando as agendas, Fávaro e Barbalho se encontraram com representantes da cadeia produtiva da palma.
Na oportunidade, representantes apresentaram que a produção de palma no Brasil tem crescido nos últimos anos e evidenciaram que é necessário a manutenção da atual taxa de importação. O ministro Fávaro deu o encaminhamento para o tema em questão seja debatido durante a reunião extraordinária na Gecex/Camex. “O setor trouxe dados importantes sobre o crescimento da produção nacional de palma e a necessidade de ajustar a política de importação à realidade atual do mercado. Vamos verificar as possibilidades e encaminhar o tema para análise na reunião extraordinária da Gecex, com base em dados técnicos, na posição dos estados e das entidades representativas, buscando a melhor solução para o setor”, afirmou. Fonte: MAPA VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Por: Redação
Artigos Relacionados:
Depressão pode ter origem metabólica em até 30% dos casos
há 11 minutos
Exportações de pulses do Brasil cresceram 30% em 2025
há 1 hora
Entenda a substância tóxica que pode estar presente em dispositivos médicos
há 1 hora
Oncologia: o dilema entre inovação para poucos e cuidado para muitos
há 1 hora
Uso de bioinsumos eleva em 8,33% a produtividade da soja no Paraná
há 2 horas
Moraes manda PGR se manifestar sobre visita a Mário Fernandes
há 8 horas
O besouro “arrebenta-boi” está de volta — e intoxicação pode ser fatal para o gado
há 12 horas
Moraes vota para rejeitar recursos de kids pretos condenados
há 13 horas
Do Bit ao Grão: Como a tecnologia se torna o maior insumo do campo
há 13 horas
Alerta: temporais avançam sobre Sul e Sudeste enquanto calor extremo e chuvas fortes atingem o Brasil
há 14 horas
França estabelece recorde de consumo de ovos em 2025
há 14 horas
Plataforma digital passa a permitir que tradings operem o mercado de grãos 24 horas por dia
há 14 horas
Mudanças climáticas interferem no desempenho dos suínos, exigindo novas soluções nutricionais, aponta pesquisador da UFMG
há 15 horas
A carne bovina do futuro já está sendo criada — e vem de vacas com genética de elite
há 15 horas
Mulassier de Poitevin: o cavalo francês criado para gerar as “mulas” mais fortes do mundo
há 15 horas
Principais cuidados com os cavalos durante o verão
há 15 horas
Café sombreado ganha incentivo e reforça tradição
há 15 horas
Mapa entrega retroescavadeiras a municípios do estado de São Paulo
há 17 horas
Mapa reconhece a equivalência do serviço de inspeção de produtos de origem vegetal de Foz do Iguaçu para adesão ao Sisbi-POV
há 17 horas
Eficiência operacional: a prova de que não existe “terra ruim” para produção
há 19 horas
Aiba lidera missão à China para impulsionar o agronegócio da Bahia
há 20 horas
Cassio Dias surpreende com vitória na PBR e volta à disputa pelo título de melhor peão do mundo; vídeo
há 20 horas
Gado de R$ 600 mil é furtado e teria como destino rodeios e abate clandestino
há 20 horas
AgRural: Safrinha de milho 2026 está 31% plantada no Centro-Sul do país
há 20 horas
BNDES aprova R$ 7,5 bilhões para renegociações de dívidas de produtores rurais