O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) assinou um requerimento para homenagear o filme “O Agente Secreto” e o ator Wagner Moura pelas vitórias no Globo de Ouro. Além de Mourão, que foi vice-presidente do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), outros 27 senadores assinaram o pedido de voto de aplauso.
Apresentado pela senadora Leila Barros (PDT-DF), o requerimento deve ser votado na próxima semana. Leia a íntegra (PDF – 396 kB).
O requerimento diz que os prêmios “projetam o talento brasileiro no cenário internacional e reafirmam a força da cultura nacional”.
E afirma que o filme “cumpre função essencial ao lançar luz sobre um dos momentos mais sombrios da vida brasileira -a ditadura militar- oferecendo ao público uma narrativa que promove memória, verdade e consciência histórica, valores indispensáveis à construção de uma sociedade mais justa e democrática”.
“O Agente Secreto” venceu o Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, com Wagner Moura. As vitórias levaram o longa a conseguir 4 indicações ao Oscar.
Também assinaram o documento:





