• Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

Presidente do PT defende autonomia da Acadêmicos de Niterói

Edinho Silva reage a críticas após escola homenagear Lula e retratar grupos conservadores em lata de conserva no desfile.

O presidente do PT (Partido dos Trabalhadores), Edinho Silva, disse nesta 4ª feira (18.fev.2026) que a escola de samba Acadêmicos de Niterói teve total independência na criação de seu enredo e alegorias. A declaração foi feita em resposta às reações negativas à homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no desfile de domingo (15.fev), que contou com uma ala crítica aos conservadores.

“A Acadêmicos de Niterói teve e tem autonomia para definir seu enredo e suas alegorias, tentar utilizar uma construção da escola para atacar o presidente Lula chega a ser ridículo; todos sabem do respeito que ele tem pela comunidade evangélica, e pelas suas lideranças”, afirmou Edinho Silva para o jornal O Globo.

A ala foi chamada de “neoconservadores em conserva”. A fantasia era uma lata com o desenho de uma família formada por pai, mãe e 2 crianças. A escola escolheu 4 representantes dos “grupos que levantam a bandeira do neoconservadorismo”: o agronegócio, uma mulher de classe alta, defensores da ditadura militar e evangélicos. Políticos da oposição fizeram uma trend com imagens com a própria família em latas de conserva.

A oposição a Lula alega que houve propaganda eleitoral antecipada (saiba o que diz a lei) e abuso de poder político e econômico. Criticam também o repasse de R$ 1 milhão da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) para a escola de samba –todas do Grupo Especial do Carnaval fluminense receberam a mesma quantia.

A Acadêmicos de Niterói estreou no Grupo Especial do Carnaval do Rio com um samba-enredo sobre Lula: “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”.

O mulungu é uma árvore nativa do Brasil, encontrada principalmente na Caatinga e na Mata Atlântica. Seu nome científico é Erythrina velutina. Pode atingir até 15 metros de altura. A planta produz flores vermelhas de agosto a janeiro, período em que fica sem folhas. A origem do nome vem do tupi “mussungú” ou “muzungú”, com possíveis raízes etimológicas africanas relacionadas ao significado de “pandeiro”.

Fundada em 2018, a escola participou de só 3 carnavais antes de vencer a Série Ouro (antigo Grupo de Acesso), em 2025, e ser alçada ao grupo de elite do carnaval do Rio. Competirá com agremiações tradicionais do Rio de Janeiro, como Mangueira, Portela e Salgueiro. 

Ouça o samba-enredo da Acadêmicos de Niterói (6min30s):

A oposição criticou o desfile. Eis algumas manifestações:

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) disse nesta 2ª feira (16.fev) que vai acionar o Ministério Público contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a escola Acadêmicos de Niterói. Já o senador e pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), afirmou que mais uma ação contra o desfile será protocolada “rapidamente” no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Antes do desfile, partidos haviam entrado com ações na Justiça:

A escolha do enredo não foi a única controvérsia protagonizada pela agremiação fluminense. O Poder360 mostrou, em 5 de fevereiro, que o presidente da escola, Wallace Palhares, foi demitido do cargo de assistente da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro).

Leia mais:

Por: Poder360

Artigos Relacionados: