ALERTA: Frente fria e ciclone trazem chuva de até 100 mm e granizo para cinco estados; veja quais
Sistema meteorológico amplia o risco de tempestades severas no Sul e Sudeste, com possibilidade de alagamentos, ventos fortes, chuva forte, descargas elétricas e novos episódios de ZCAS, segundo o INMET.
Sistema meteorológico amplia o risco de tempestades severas no Sul e Sudeste, com possibilidade de alagamentos, ventos fortes, chuva forte, descargas elétricas e novos episódios de ZCAS, segundo o INMET. A atuação combinada de uma frente fria avançando pelo Sul do país e a formação de um ciclone no litoral do Sudeste deve provocar chuvas intensas, tempestades isoladas e queda de granizo em pelo menos cinco estados brasileiros nos próximos dias. O alerta foi divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e aponta acumulados que podem atingir ou superar 100 milímetros em 24 horas, elevando o risco de transtornos urbanos, impactos no campo e prejuízos à infraestrutura . O cenário exige atenção redobrada de produtores rurais, gestores públicos e da população em geral, especialmente em áreas historicamente suscetíveis a alagamentos, enxurradas, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia.
De acordo com o INMET, as condições atmosféricas favorecem o desenvolvimento de nuvens do tipo cumulonimbus, associadas a eventos severos como chuva forte, rajadas de vento, raios e granizo . window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Sul entra em alerta com avanço da frente fria A partir de quinta-feira (29), a passagem da frente fria deve intensificar as instabilidades no Paraná e em Santa Catarina. As áreas com maior risco de tempestades incluem a Região Metropolitana de Curitiba, o Norte Catarinense, o Vale do Itajaí e a Região Serrana de Santa Catarina. Nesses locais, o INMET projeta chuvas volumosas, acompanhadas de ventos fortes, descargas elétricas e possibilidade de granizo, com acumulados de até 100 mm em apenas 24 horas . Os mapas meteorológicos indicam núcleos mais intensos de granizo, sobretudo entre a tarde e a noite, o que pode causar danos a lavouras, telhados, veículos e redes elétricas. Figura 1 – Previsão de queda de granizo para quinta-feira (29).Ciclone amplia riscos no Sudeste Na sexta-feira (30), o foco das instabilidades se desloca para o Sudeste, com a formação de um ciclone no litoral da região. Esse sistema deve favorecer grandes volumes de chuva em São Paulo, Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais. Segundo o INMET, os totais de precipitação podem superar 100 mm nas áreas da Serra da Mantiqueira, enquanto o litoral paulista pode registrar volumes acima de 60 mm em curto intervalo de tempo . Além da chuva intensa, há possibilidade elevada de queda de granizo em grande parte do estado de São Paulo, incluindo áreas próximas ao Triângulo Mineiro, aumentando o risco de prejuízos agrícolas e transtornos urbanos. Figura 2 – Previsão de chuva para quinta-feira (29).Persistência das chuvas e risco de ZCAS O alerta não se limita ao curto prazo. De acordo com os meteorologistas, a atuação persistente do ciclone no oceano Atlântico até o início da próxima semana pode favorecer a formação de um canal de umidade entre o Espírito Santo e o Mato Grosso, configurando um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) durante o verão 2025/2026 .
Caso esse cenário se confirme, o país poderá enfrentar vários dias consecutivos de chuva, com impactos diretos sobre o escoamento da produção agrícola, estradas vicinais, colheitas em andamento e operações logísticas. Figura 3 – Previsão de chuva para a sexta-feira (30).Recomendações e cuidados O INMET reforça que a população deve acompanhar as atualizações meteorológicas oficiais e adotar medidas preventivas, especialmente em áreas de risco. Entre os principais cuidados estão evitar atravessar áreas alagadas, redobrar a atenção em estradas, proteger estruturas vulneráveis e suspender atividades ao ar livre durante tempestades . Estados sob maior risco neste episódio:
Paraná
Santa Catarina
São Paulo
Rio de Janeiro
Minas Gerais (especialmente o sul do estado)
O instituto destaca que os alertas podem ser atualizados a qualquer momento, conforme a evolução dos sistemas atmosféricos.
Por: Redação
Artigos Relacionados:
Brasil deve insistir no diálogo após EUA elevarem tarifas globais para 15%
há 3 horas
ALERTA: ciclone e frente fria provocam chuva de até 100 mm e ventos de 100 km/h nesta semana
há 3 horas
Tarifaço: EUA reduz alíquotas de 40% para 15% e pode reabrir mercado para exportações brasileiras
há 3 horas
Alerta de satélite passa a bloquear crédito rural e inverte ônus da prova no campo
há 3 horas
Cervo indiano invade o Pantanal e acende alerta ambiental no Brasil
há 8 horas
CNJ apura decisão do TJ-MG que absolveu acusado de estupro
há 9 horas
Você faz churrasco errado? Fórmula inspirada em Einstein revela o segredo do bife perfeito
há 10 horas
Por que 10 vacas leiteiras podem faturar mais que 50 bois de engorda em 10 alqueires?
há 11 horas
Pesquisa estrutura base tecnológica para produção e uso comercial do alecrim-do-mato
há 12 horas
Hugo, da dupla Hugo & Guilherme realiza o 1º leilão da sua criação Quarto de Milha
há 12 horas
Congresso Mundial Brangus 2026 está com inscrições abertas
há 12 horas
15,15/kg: bezerro atinge novo patamar histórico e reacende ciclo de alta na pecuária
há 12 horas
Indígenas ocupam terminal da Cargill no Pará, operação é interrompida; vídeo
há 12 horas
Café pode aliviar ou agravar sintomas da ressaca; entenda
há 12 horas
Anvisa aprova novo medicamento para fenilcetonúria
há 13 horas
OpenAI projeta receita de US$ 280 bi até 2030
há 22 horas
Pesquisadores pedem cautela em debates sobre polilaminina
há 1 dia
Após contrair doença rara de ovelhas, agricultora passa anos lutando contra sequelas
há 1 dia
Lula e Narendra Modi reafirmam fortalecimento de parceria entre Brasil e Índia
há 1 dia
CNI diz que acompanha com atenção decisão da Suprema Corte dos EUA
há 1 dia
Como o monitoramento de água está criando “super animais” na pecuária
há 1 dia
Tribunal absolve homem acusado de estuprar menina de 12 anos
há 1 dia
Conheça o agricultor que desafiou o frio de -40°C para revolucionar o armazenamento de alimentos