Produtor na Bahia atinge 70 toneladas/ha de mamão com pivô super alto
Com irrigação precisa e estrutura adaptada à fruticultura tropical, Frutas Futuro eleva produtividade e elimina improvisos na lavoura.
Com irrigação precisa e estrutura adaptada à fruticultura tropical, Frutas Futuro eleva produtividade e elimina improvisos na lavoura. No oeste da Bahia, a Frutas Futuro colhe resultados impressionantes com o mamão formosa: até 70 toneladas por hectare ao ano, graças ao uso de pivôs centrais super altos, desenvolvidos para atender culturas de porte elevado. A tecnologia solucionou um gargalo histórico da fruticultura tropical: irrigar de forma eficiente sem comprometer a estrutura das plantas. Com até 5,90 metros de vão livre, os pivôs irrigam os mamoeiros sem necessidade de adaptações manuais, como elevação artesanal de torres ou soldas improvisadas. “No início, a gente mesmo levantava os pivôs no braço. Hoje, isso é coisa do passado. Os equipamentos já vêm com a altura ideal, prontos para operar com segurança e precisão”, explica João Bayer, diretor da Frutas Futuro.
Mortalidade súbita no rebanhoA empresa opera 32 pivôs em oito fazendas, com controle remoto por celular e integração total com sistemas de telemetria. 100% das áreas são irrigadas, sendo 2.600 ha com pivôs centrais e o restante com sistemas localizados, como microaspersão. Só de mamão são 600 hectares irrigados, voltados principalmente para os mercados de Brasília, Goiânia e Sul do país. window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Segundo a Valmont, fabricante dos equipamentos Valley, o modelo super alto foi criado para oferecer irrigação uniforme, estabilidade estrutural e eliminação de riscos operacionais em culturas arbóreas. A estrutura reforçada inclui viga-base elevada, tirantes longos e barras superiores altas, tudo pensado para atender às exigências do campo moderno. Com até 5,90 metros de vão livre, os pivôs irrigam os mamoeiros sem necessidade de adaptações manuais; Foto: Divulgação“O mamão precisa de água na medida certa o ano todo. O pivô super alto entrega isso com segurança. E com manejo correto, a planta responde em produtividade e qualidade”, destaca Bayer. A Frutas Futuro também investe em geração de energia fotovoltaica para sustentar o crescimento da área irrigada e reduzir custos operacionais. “A gente acredita em tecnologia, em produzir bem, com padrão e consistência. O futuro do agro está nisso: eficiência e evolução”, conclui. Os sócios da Frutas Futuro Marcos Cezana, João Bayer e Walternan Andrade; Foto: DivulgaçãoVEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago PereiraQuer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Por: Redação
Artigos Relacionados:
OpenAI projeta receita de US$ 280 bi até 2030
há 2 horas
Pesquisadores pedem cautela em debates sobre polilaminina
há 4 horas
Após contrair doença rara de ovelhas, agricultora passa anos lutando contra sequelas
há 5 horas
Lula e Narendra Modi reafirmam fortalecimento de parceria entre Brasil e Índia
há 7 horas
CNI diz que acompanha com atenção decisão da Suprema Corte dos EUA
há 7 horas
Como o monitoramento de água está criando “super animais” na pecuária
há 12 horas
Tribunal absolve homem acusado de estuprar menina de 12 anos
há 13 horas
Conheça o agricultor que desafiou o frio de -40°C para revolucionar o armazenamento de alimentos
há 14 horas
Sem floresta não há previsibilidade: o ativo invisível que sustenta o agro brasileiro
há 17 horas
Canela é aliada contra diabetes e males cardiovasculares, diz estudo
há 17 horas
STJ responsabiliza hotel por queda de extintor em criança
há 17 horas
Correios dizem que cartas a Bolsonaro estão sendo recusadas na Papudinha
há 1 dia
MP pede para TCU rever sigilo ampliado em processo do caso Master
há 1 dia
Denizar Vianna discute desafios da saúde com trainees do Poder360
há 1 dia
Raio mata quatro vacas e um touro em Ivaiporã durante forte temporal
há 1 dia
TJGO afasta exigência de caução e protege produtores de negativação no SPC e SERASA
há 1 dia
Brasil brilha no Cacao of Excellence 2026: três ouros reforçam posição global do cacau nacional
há 1 dia
Clenio Jair Schulze dá palestra aos trainees do Poder360
há 1 dia
Bruno Sobral, da FenaSaúde, fala aos trainees do Poder360