Estreante no Grupo Especial, a Acadêmicos de Niterói perdeu pontos em todos os 9 quesitos da apuração dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, nesta 4ª feira (18.fev.2026). O único 10 alcançado pela agremiação foi na categoria Samba-Enredo. Dois dos 4 jurados deram nota máxima para a escola, que levou à Marquês de Sapucaí uma homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O samba-enredo intitulado “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil” recebeu 29,9 pontos dos 30 pontos possíveis. A boa parcial, no entanto, não foi suficiente para salvar a Acadêmicos de Niterói do rebaixamento. A escola terminou na 12ª posição com 264,6 pontos totais e voltará a disputar a Série Ouro em 2027.
A Viradouro foi a campeã do Carnaval do Rio de 2026.
Antes de iniciar a apuração, a A Acadêmicos de Niterói foi punida por problemas na dispersão de seu desfile na Marquês de Sapucaí. Foi multada em R$ 80 mil, mas não perderá pontos, segundo a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro). A Portela foi penalizada pelo mesmo motivo.
Leia abaixo os destaques do desfile:
Eis o que disseram os candidatos anti-Lula:
O pré-candidato Aldo Rebelo (DC) não se pronunciou publicamente sobre o caso até o momento.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também criticou o desfile. Ele afirmou em post no X que o Estado foi “capturado” pelo PT e ironizou: “Todos sentimos falta de algumas alas. Por exemplo, a ala dos Correios falidos”.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) afirmou em seu perfil no Instagram que “quem foi preso por corrupção” foi Lula. Em outra publicação, ela criticou a ala dos “neoconservadores em conserva” e disse se tratar de um “escárnio”.
Leia mais sobre o Carnaval de Lula:





